Com a última rodada se aproximando, é complicado escolher apenas um jogo para comentar, até porque, assim como durante todo esse Brasileirão, nada está definido.
A 37ª rodada teve jogos muito bons, teve muita emoção, como deve ser uma fase decisiva de um campeonato (que apesar de não ter mata mata, os times estão brigando como se tivesse). Vou comentar jogo a jogo (resumidamente, prometo!) e vocês opinam nos comentários o que para vocês deu errado, combinado?
Palmeiras x São Paulo - Dagoberto, como vem acontecendo nos últimos jogos, esteve muito apagado. Não fez nada pelo tricolor paulista. Aliás, fez sim, quis arrumar confusão e esqueceu de jogar bola. Enquanto isso, tivemos uma bela cobrança de falta e gol de Marcos Assunção. O atleta (que eu sou fã) mostra a cada partida que é um dos melhores cobradores de falta em atividade no futebol brasileiro e que fazer falta na entrada da área alviverde não é um bom negócio. Não posso tirar os méritos de Rogério Ceni no jogo, que, entre outras, fez uma belíssima defesa no final do primeiro tempo.
Santos x Bahia - Brigando contra o rebaixamento, o Bahia buscou o empate, que o garantiu na Série A. Na verdade, essa partida não teve nada que deu muito errado. O Baêa conseguiu o que queria, o Santos fez seu treino de luxo (como eles estão chamando essas últimas rodadas). Aliás, teve algo sim que deu errado e vem dando errado, na verdade. Ganso. Apagado, com pouco rendimento, nem de longe lembra aquele fenômeno que ele é (sim, é!).
Flamengo x Inter - Não foi um belo jogo, mas a estrela de R10 brilhou e o Flamengo quase carimbou uma vaga na Libertadores. Leandro Damião desde que voltou após contusão não é mais o mesmo e não está bem em campo. Além dele, o time quase todo estava apático, sem demonstrar muita vontade de brigar pela vaga na competição das Américas.
Grêmio x Alético/GO - Com mais uma falha de Victor, o Grêmio só conseguiu o empate em casa contra a equipe goiana. Em um jogo monótono, o time de Celso Roth (que foi muito vaiado), quem diria, está brigando apenas por uma vaga na Sul Americana.
Atlético/MG x Botafogo - O Botafogo é o típico time que quando você precisa dele, se acovarda. Que me desculpem os botafoguenses. Mas é muita falta de vergonha na cara uma equipe que esteve nas primeiras posições a competição toda chegar na reta final com um aproveitamento tão ruim. Enquanto isso, o Galo saiu de vez da zona de rebaixamento e (mais uma vez - isso é todo ano) se livrou da degola aos 45 do segundo tempo.
Coritiba x Avaí - O Coxa, quem diria. De mansinho, de mansinho, já está figurando na zona de classificação da Libertadores. Ninguém duvidava da vitória do Coritiba sobre o Avaí, mas o time da casa passou sufoco para marcar um gol. O Coritiba saiu com a vitória, garantiu a quinta colocação e decide a vaga na Libertadores no Atle-Tiba na próxima semana.
América/MG x Atlético/PR - O rebaixado América tem sido a dor de cabeça de todos os adversários. Se essa reação tivesse começado um pouquinho antes com certeza a situação estaria bem melhor hoje. Na partida de domingo, o destaque foi Kempes, que marcou o seu gol e mostrou que é um bom atacante (na medida do possível, vai...rs).
Ceará x Cruzeiro - Ai, o Cruzeiro... Ai, o Cruzeiro... rs. Que zica, que fase, que situação. Ganhando do Ceará, ainda deixou empatar o jogo no final. Marquinhos Paraná até jogou bem, lutou bastante, brigou, mas não foi suficiente na equipe. A decisão se cai ou não fica para o clássico semana na que vem, justo contra o rival Atlético, que vive uma fase de recuperação.
Achei essa foto simbólica, comemoração do fim da degola para o Galo - Foto: AGIF
Fluminense x Vasco - Um jogo muito emocionante! Confesso que fiquei ligada nos dois principais jogos e me dividi entre os lances das duas partidas. Mas acredito que o clássico carioca tenha sido melhor do que o jogo do Corinthians. Fred inspirado, Alecsandro muito bem no jogo e o nome da partida, Bernardo, que saiu do banco para dar mais um pouquinho de esperança para a equipe cruzmaltina.
Figueirense x Corinthians - Por duas vezes o Timão foi campeão Brasileiro nesse jogo. No momento do seu gol e quando o Fluminense empatou com o Vasco. Apesar de ainda não ter saído de Santa Catarina com a título, o time paulista fez um bom jogo fora de casa. Tite foi bem nas substituições e, apesar de mais uma vez confiar em Danilo, o atleta jogou mal e deu lugar à Jorge Henrique. Liedson, Sheik e Alex também estiveram bem e assustaram a equipe do Figueira, que segurou bem o resultado durante grande parte do jogo, mas nem de longe lembrou aquele Figueira que subiu de repente na tabela.
A briga continua acirrada até na última rodada. Quem vai cair para a Série B? Quem vai para a Libertadores? Quem será campeão? Um empate separa o Corinthians da Taça, mas nada está perdido para o Vasco. Corinthians e Palmeiras, Vasco e Flamengo, clássicos que vão decidir o título Brasileiro. E tudo isso na próxima rodada.