domingo, 6 de novembro de 2011

Quando tudo dá errado

Jogadores do Flamengo comemoram vitória - Foto: Site Uol

5 a 1. Mas um 5 a 1 de verdade, com propriedade e tudo mais que se tem direito. Aliás, não tem como um 5 a 1 não ser com propriedade, o placar já diz tudo por si próprio. Do lado rubro negro, festa, comemoração, o retorno à briga pelo título. Do lado celeste, tristeza, decepção, a entrada na zona de rebaixamento, algo tão novo na vida do cruzeirense.

Flamengo e Cruzeiro foi um jogo de um time só. Os atletas cariocas brilharam, enquanto no Cruzeiro, apenas um argentino conseguiu fazer alguma coisa por um time que parece que não tem como melhorar.

O que deu errado?

O Cruzeiro está sem rumo, sem um comandante firme, sem um bom direcionamento para deixar essa má fase em que se encontra. A situação já vinha ruim desde o início da competição. Mas um ruim ok, um ruim na zona de classificação para a Sul Americana. Agora o ruim passou a ser desesperador. O ruim quer dizer zona de rebaixamento. E estar numa situação dessas, a essa altura do campeonato (literalmente!) é bastante complicado.

Apenas Montillo está presente no time do Cruzeiro. É sempre ele. Quando ganha, quando perde, é o único que tenta fazer alguma coisa. Que me desculpem os cruzeirenses que acreditam que mais alguém fez algo pelo time. Na minha opinião, só o argentino está salvando ali. Foi ele quem começou a jogada do gol (único) celeste. Ele quem criou oportunidades e sofreu um pênalti que poderia mudar a história da partida.

Montillo foi substituído com dores na coxa - Foto: Site Terra

Mas quando a fase é ruim não tem jeito, né? Victorino foi quem bateu a penalidade. Se acertasse o placar mudaria para 2 a 0, em plena casa do adversário. Mas não seria tão fácil assim. O uruguaio perdeu a chance de ampliar e desperdiçou a cobrança do pênalti.

Eu seria injusta se culpasse apenas Victorino pela derrota. Cribari foi mal, Anselmo Ramon foi mal, Farías foi mal. O time não está legal. E olha, não é um time ruim. Ok, está longe de ser um timaço. Mas não é ruim. O erro começou no início do ano, com a derrota na Libertadores. Ali começou a tudo dar errado.

Para azar celeste, o Flamengo estava numa tarde mais que inspirada. Até Victorino perder o pênalti, a partida estava de igual para igual. Mas depois disso, a equipe carioca passou a dominar o jogo. A volta do segundo tempo então foi avassaladora. Três gols num intervalo de 12 minutos. Isso demonstra que o Flamengo não está morto, apesar da enorme instabilidade do time, que ora vai muito bem, ora vai muito mal.

Thiago Neves brilhou. Fez três gols e agitou a torcida que estava acompanhando o jogo. Mostrou que tem mais futebol do que muitos pensam e que pode sim ser estrela quando Ronaldinho Gaúcho não está lá muito bem em campo.

Thiago Neves brilhou; R10 esteve apagado durante a partida - Foto: Vipcomm

Outro que se redimiu foi Deivid. Os flamenguistas não gostam dele, eu sei. Mas hoje ele marcou dois gols e participou ativamente de todo o jogo. Hoje (não sei se vai continuar assim), a torcida no Engenhão aplaudiu o atleta, que retribuiu à altura mostrando um bom futebol.

Enquanto o Flamengo volta à briga pelo título, o Cruzeiro trava uma briga ainda mais difícil. Escapar do rebaixamento é muito complicado, porque a auto estima da equipe fica baixa e cada jogo perdido afunda ainda mais o time (menos o Galo, que está acostumado e sempre briga para sair dali). Eu não consigo visualizar o que deve ser feito no time celeste. Sinceramente, não sei. Mas o que tiver de ser feito, tem que ser logo, porque o torcedor não quer que seu time, pela primeira vez na história, caia para a Série B e viva uma realidade tão diferente daquela comum à Raposa.

6 comentários:

  1. É o óbvio realmente: se o Cruzeiro não perde aquele penalti, a historia do jogo seria totalmente diferente.

    COMENTAE!
    kaique.voceabolaeeu.com

    ResponderExcluir
  2. O Cruzeiro tá com um pé e quatro dedos na Série B. E os cruzeirenses, que carregam uma histórica prepotência, que se preparem para ela.

    Em tempo, permita-me um adendo. O Cruzeiro não é um "time que parece que não tem como melhorar". É um time que parece que não tem como piorar.

    ResponderExcluir
  3. Samira,
    confesso que é muito estranho ver a raposa nessa situação....

    O jogo hoje foi no fio da navalha, se tiversse feito o gol do penalt(que acho que não foi) a raposa matava o jogo e a história seria outra.

    Mas o si não faz parte do jogo, e a raposa deu combustível para o melho jogador do mengo, a torcida(quase 35 mil pagantes)... o mengo soube se aproveitar disso... e claro, hoje jogou como um time que quer ser campeão...

    Campeonato totalmente aberto.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Irônicamente, uma das administrações que primavam pela seu diferencial e ótimo trabalho está pagando o preço de uma péssima administração no ano. E o futebol não perdoa, seis meses depois de ser chamado de "Barcelona dos Américas", um desmanche em pleno campeonato e um pé na série B.
    É realmente lamentável ver a raposa nessa situação.

    http://deolhono-lance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Cruzeiro perdeu muitos gols, e pagou por isso. Isso que deu errado, hehe

    Abraço

    ||| { SANGUE AZUL } |||

    ResponderExcluir
  6. Samira, o Cruzeiro vive um enigma. O elenco é bom como vc ressaltou bem, e eu não entendo como tão boas peças possam dar tão errado, com excessão de Fábio e Montillo. Se o Victorino faz o gol, creio que seria mais duro o Flamengo virar. Futebol tem dessas. Vlw, abç.

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/2011/11/5-jogos-onde-atitude-precisa-vestir.html

    ResponderExcluir