segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Derrotado, mas ainda líder

Era uma vontade tão grande de vencer e se firmar líder do primeiro turno que o time só mostrou afobação. Corinthians e Figueirense, no Pacaembu. Um Pacaembu cheio para o frio que fazia na cidade de São Paulo. Mas diante da torcida, a equipe de Tite não conseguiu fazer nada certo em campo e acabou ficando com a derrota.

O jogo foi tecnicamente ruim. O time de Jorginho tentava explorar os contra-ataques e jogou bem fechado (lembrando que o Cruzeiro já havia ganhado do Corinthians dessa forma). O início da partida foi um festival de passes errados, principalmente do lado dos donos da casa. No segundo tempo, com algumas mudanças, o Corinthians até melhorou um pouco, mas o Figueira, que abriu o placar no primeiro tempo, carimbou a vitória no finzinho da partida com o segundo gol.

Corinthians foi surpreendido por 2 a 0 no Pacaembu - Foto: Site Terra

O que deu errado?

Como eu já disse, muita afobação. Sabe quando a vontade de vencer é maior que o futebol? O jogo de sábado foi assim. Nada encaixou muito bem. No Figueirense, a tática foi boa. O Jorginho já percebeu que o time do Corinthians gosta de jogar no contra ataque e armou uma marcação pesada que impediu o time de sair jogando.

Um sério problema no Corinthians sábado foi a falta de conexão entre o meio de campo. Enquanto Alex e Danilo jogavam adiantados, Paulinho e Ralf ficaram presos lá atrás e a bola não chegava bacana ao ataque. Danilo aliás foi uma negação em campo. Sem criatividade, sem vontade e logo foi substituído. Alex também mostrou que ainda não está 100% com ritmo de jogo, também não foi criativo e se deixou marcar o jogo inteiro. Acho que já deu para o Tite perceber que Alex e Danilo no meio não é a formação ideal para sua equipe.

A dupla Danilo e Alex não armaram bons lances - Foto: Ricardo Matsukawa

No Figueira, o ataque funcionou muito bem. Wellington Nem encaixou no sistema do jogo, levou perigo em algumas jogadas e ainda deixou o seu gol. Wilson Pittoni também marcou, mas na verdade só empurrou a bola para dentro do gol, já que a jogada foi de Julio César, que fez uma boa partida. Na defesa, Ygor fechou lá atrás e não deixou nenhum jogador avançar. Junto com Edson Silva, o ataque corinthiano não conseguia nem chegar perto do gol. Não teve para Liedson, Jorge Henrique ou Willian. Liedson aliás, esteve bastante apagado, bem diferente do que ele pode render em campo. Muito abaixo da média.

Liedson abatido com a derrota - Foto: Folhapress

Jorginho foi inteligente, soube montar o time certo para jogar contra o Corinthians. Já o Tite, até tentou repetir a troca que fez contra o Atlético-MG, deslocando Jorge Henrique para a lateral. Ajudou um pouco, mas não funcionou. O Figueira, apesar da vitória ainda vem de uma sequência de resultados ruins e tenta se restabelecer na competição. Já o Corinthians, apesar da derrota continua sendo o líder do campeonato e pode até terminar o primeiro turno como campeão simbólico. O resultado não foi um mau negócio, mas já não é mais hora para o Corinthians perder esses jogos em casa, caso queira mesmo brigar pelo título.

4 comentários:

  1. Samira,
    essa derrota só demonstra o quanto o campeonato esta nivelado. O timão jogou melhor mas não fez o o gol, o fugueira fez....
    Já estamos na última rodada do 1º turno e o campeoanto esta totalmente aberto.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima disse tudo: campeonato nivelado. Brasileirão é assim: ganha fora, perde dentro, ganha dentro, perde fora...

    E, contra o líder, todo mundo quer mostrar serviço. Mais vontade so lado do, teoricamente, pior e jogo fechado são a receita da zebra.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Neste cameponato, nada está decidido, o Corinthians perdeu, e vem tambem dando surpresa, Santos mandou bem na Libertadores e ta mal no Brasileiro!

    Segue o meu

    http://fcgols.blogspot.com/

    vlw, abraços.

    ResponderExcluir