sexta-feira, 6 de abril de 2012

A derrota e a lanterna

Um vexame sempre é vergonhoso, certo? Mas um vexame na Libertadores é ainda mais. Teoricamente, os times que estão na competição das Américas são os melhores, os mais competitivos, os mais fortes. Alguém aí tem a coragem de dizer que o Flamengo tem um elenco forte e competitivo? Eu não.

Na última quarta-feira, o rubro negro carioca perdeu para o Emelec no Equador por 3 a 2, numa partida bem estranha, em que o time de Joel esteve à frente no placar por duas vezes e permitiu a virada no fim do jogo. Junto com a derrota para a equipe equatoriana, o Flamengo perdeu o respeito na Libertadores e perdeu a confiança dos seus torcedores. O time hoje ocupa a lanterna do grupo, precisando de uma combinação de resultados para se classificar para a próxima fase.

Flamengo perdeu para o Emelec por 3 a 2 - Foto: Site Terra

O que deu errado?

Para começar, o Flamengo vive um momento errado. Essa insistência em levar o Adriano, a falta de comprometimento de Ronaldinho, a troca de Vanderlei por Joel, a falta de pulso de Patrícia. Enfim, são muitos fatores que constróem um cenário preocupante e nada agradável na Gávea. Isso tudo de reflete dentro de campo, com um grupo que não mostra entrosamento, apesar de ser um bom time.

O jogo contra o Emelec teve um protagonista: Joel. E olha, eu gosto desse cara, mas dessa vez no Flamengo ele está indo de mal a pior. Papai Joel fez duas mudanças no segundo tempo (tirou Deivid e Bottinelli e colocou Gustavo e Magal) que decidiram o destino do jogo. Meu Deus, quando vão parar de tentar fazer retranca com o time ganhando? O Fla não estava jogando bem, mas estava vencendo e o Emelec não conseguia armar as jogadas. Mas Joel vai lá e tenta armar um time para "segurar o resultado"? Isso não é postura de uma equipe que quer vencer. Além disso, ele tirou Deivid, que estava muito bem em campo.

Deivid foi bem, cumpriu bem seu papel de camisa 9. Armou várias jogadas, levou perigo ao gol do advesário, deu passe para um gol e marcou o seu também. Ele era quem mais aparecia dentro de campo, ao lado de Vagner Love, que também está mostrando que está em forma e com vontade de jogar bola. Até Ronaldinho apareceu em alguns momentos (poucos, ok, mas apareceu). A equipe não estava mal. Diante do tecnicamente fraco Emelec, a vitória seria o mais lógico, como estava acontecendo. Mas o time do Equador aproveitou as brechas para sair de campo com a vitória diante de sua torcida.

Deivid comemora gol marcado - Foto: AP Photo

A defesa rubro negra era o setor mais fraco. Muitos erros individuais, desarmes mal feitos, falta de técnica e passes errados. Além disso, o experiente Figueroa aproveitou a falta de maldade da defesa, principalmente de Welinton, e deixou dois tentos assinados. Aliás, dois gols do Emelec foram de bola aérea, que vem sendo um problema do Flamengo há alguns anos e nunca é resolvido.

Atletas do Emelec comemoram a vitória - Foto: AFP

Como todo mundo vive repetindo, Libertadores não é Carioca, e o Flamengo precisa se dedicar mais à competição. Impressionante como ultimamente o time só passa por situações difíceis na Libertadores (quem já esqueceu dos 3 a 0 para o América do México em pleno Maracanã, com show do Cabañas?). Agora, para classificar, o Flamengo precisa vencer o já classificado Lanús da Argentina e torcer para um empate entre Olímpia e Emelec. Não é impossível, mas bem difícil. E eu espero que se o Flamengo se classificar, ele se dedique mais à essa competição que todos os times lutam tanto para participar.

10 comentários:

  1. Desorganização, não somente dentro, mas também fora de campo. Tudo contabiliza nas 4 linhas, está praticamente fora o Mengo. Tem que repensar a temporada.

    SANGUE AZUL
    ------------------------------------
    Curta o Sangue Azul no Facebook!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tem que repensar e dar mais valor para uma competição tão importante!

      Excluir
  2. Perder para o Emelec no Equador... tudo bem!
    Abrir 3 x 0 contra o Olipia em pleno Engenhão e ceder o empate... é ai que devemos discutir!
    Vagner Love chegou bem, está com muita vontade de jogar, e vem fazendo a diferença. Mas a bagunça está formada! Como pode um time do tamanho do Flamengo chegar a essa situação... e com a volta de Adriano, não vejo melhora nenhuma! Hoje é a quarta força do Rio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma bagunça total, João. Ninguém confia mais nesse elenco e diretoria do Flamengo. Péssimo...

      Excluir
  3. Eu vou te dizer, Samira, o que deu errado. Ou melhor, o que vem dando errado há pelo menos uns 10 anos no Flamengo. Permanecer na 1ª divisão é o que vem dando errado.
    Na hora que cair, aprende. Salvo raras exceções, quem cai, aprende, haja visto Corinthians e Vasco.
    Enquanto ficar assim, continua essa vergonha.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo muito com você. Acho que só um "rebaixamentozinho" vai resolver isso, viu?

      Excluir
  4. Samira, olá.

    O Flamengo tem um bom time, até acho forte, mas longe de ser competitivo. Mas neste jogo em especial, a desatenção e a falta de aplicação do rubronegro ultrapassou os limites. Em minutos, perdeu o jogo para um time pequeno, e mais fraco do que ele. Perdeu até a classificação, possívelmente. Lamentável. Só o Vágner Love vem honrando o salário que ganha, neste time atualmente. Abraços.

    http://blogdopablosantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desatenção, falta de comprometimento, falta de garra, tudo isso, Pablo, contribui para que o cenário não seja nada favorável para o Flamengo.

      Excluir
  5. Essa situação do Flamengo é surpreendente, parece que não quer nada com nada, mas a motivação dos jogadores é reflexo do todo, de toda essa bagunça.

    Estou sumida, mas de vez em quando eu apareço!!! rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma bagunça generalizada, Rafaela. Diretoria sem controle sobre os atletas, atletas sem comprometimento. Dá nisso!

      Excluir