domingo, 14 de novembro de 2010

Para um jogo polêmico, um post polêmico

Eu sei que essa postagem vai gerar polêmica. Muitos vão concordar comigo, muitos outros vão querer me matar! Mas é assim mesmo, quando tem paixão envolvida no meio da história a gente defende sempre o nosso lado, claro.

Já sabem sobre qual jogo vou falar né? Corinthians e Cruzeiro, claro.
"O" jogo das polêmicas. "O" jogo das conversas de hoje. "O" jogo que mais foi discutido nas mesas redondas desde ontem. A decisão, a final antecipada. "O" jogo.

Diputa de bola entre Jucilei e Gil - Foto: site Uol

Mas vamos ao que interessa. No começo da partida era de se esperar uma pressão corinthiana, certo? Certo, mas não foi isso que aconteceu. Os jogadores do Cruzeiro pareciam estar em uma noite inspirada, tanto na marcação quanto no entrosamento em campo.
Algumas finalizações aconteceram no princípio de jogo. Elias de um lado, Thiago Ribeiro do outro. Esse último aliás, protagonizou o primeiro lance de polêmica da partida. Entrou na área, tentou driblar Júlio César e caiu na grande área. Não, não foi pênalti. Nem foi uma boa cavada. Portanto, cartão amarelo para Thiago Ribeiro.

Pra ser bem sincera, não teve nada demais no primeiro tempo. O segundo tempo estava um pouco melhor, mas só um pouquinho. Algumas finalizações, alguns lances bons, mas nada muito significativo. O empate já estava bom para os dois times.

Mas os bandeiras e o juizão, considerados os melhores do campeonato, deixaram passar vários lances. A maioria contra o Cruzeiro. Impedimentos, faltas. A moral dos caras não estava nada alta com os torcedores mineiros.

O que deu errado?

Aos 41 minutos do segundo tempo Ronalducho entrou na área e depois de uma dividida com Gil caiu. Pênalti. Pênalti? Mas foi mesmo? Confesso que tive que ver muitas vezes para me decidir se eu acho que foi ou não. Na verdade eu ainda não sei o que eu daria. Sorte que eu não apito jogo. Sorte que eu não sou o Sandro Meira.

Ronaldo caído no chão depois de lance duvidoso - Foto: site Terra

Sendo fria, analisando com calma, o que eu pude perceber é que esse juiz teve foi mto azar desse lance ter acontecido logo ontem, logo no fim do jogo, logo quando o 0 a 0 estava agradando a todos.

O Ronaldo por si só na área já impõe respeito. E o cara é safado, é malandro. O juiz olhou e viu o Gil (pobre Gil) se apoiar no Fenômeno. E em seguida, lá estava ele, atirado no chão, sofrendo. Digno de um Oscar. Mas a malandragem do futebol brasileiro é essa e todos os jogadores, cruzeirenses, alteticanos, corinthianos, flamenguistas, todos, sem excessão usam disso para lucrar um pênalti para a sua equipe. O juiz acreditou, foi na onda. E quem não iria?

Eu acho sim que os times de São Paulo geralmente são beneficiados pela arbitragem. E durante o jogo de ontem não foi diferente. Impedimentos que para mim não existiram, faltas que travaram o jogo do time de Minas, enfim, aquela velha vantagem que os times paulistas têm sobre os mineiros. Mas o pênalti não, pra mim esse foi muitos mais "interpretação" do que roubo. Muitos outros juizes no lugar do Sandro dariam. Muitos outros não. Hoje mesmo no jogo do Fluminense com o Goiás o Simon deu. Um pênalti bem no estilo do de ontem, com um show de interpretação do Rodriguinho e a completa falta de maldade do Ernando.

O que deu errado para o time celeste foi toda essa confusão. Toda essa dosagem a mais de nervosismo bem no fim do jogo, bem no fim do campeonato.

Jogadores do Cruzeiro indignados no fim do jogo - Foto: Ricardo Matsukawa

Entendo a revolta dos Cruzeirenses com a arbitragem. Principalmente quando a diretoria e os jogadores também mostram essa indignação. Mas o Brasileirão continua. Segue para sua reta final. E nessa reta final qualquer descuido pode valer o título. E o Cruzeiro, tendo sido pênalti ou não, tendo sido o jogo comprado ou não, continua na briga. Quem sabe agora com mais vontade e menos erros infantis.

*esse post foi mais sério e eu não falei do Cuca, mas que coitado tem o pé gelado, isso tem.

9 comentários:

  1. Eu ainda não vi o lance do penalti, mas que confusão!!! Inacreditável o que acontece com o Cruzeiro e o que o Flu se enrola em si mesmo e também o Corinthians, sei lá... melhor nem falar...
    beijos!
    http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/
    http://apenasumponto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. eu n sou cruzeirense mas foi uma robalheira o jogo. concordo q o penalti foi o lance menos dvidoso, mas teve uma falta no w.paulista que foi mto, e impedmentos tb.
    o campeonato pd n ta compraod, mas ta facilitado pro corinthians.

    ResponderExcluir
  3. Definicao de penalti: Falta dentro da area penal. Faltas como aquela acontecem o tempo todo fora da area e nao se faz esse furdunco todo. Faltas sao do jogo. E outra, sempre falo com meus times...se quisermos vencer temos que fazer por nos msm...ou seja, sermos eficientes e nao dependermos de arbitragem. Se os atacantes do cruzeiro tivessem convertido as oportunidades que tiveram nao iam precisar de a arbitragem acertar ou errar. Afinal, arbitros sao seres humanos e estao sucetiveis ao erro, e o mais importante, nao sao profissionais, sao tres amadores, que precisam ter outro emprego para apitarem, num ambiente de profissionais. E duvido mto que haja algum esquema que favoreca A ou B. Falar isso é tirar a culpa dos verdadeiros donos, os jogadores e a comissao tecnica do Cruzeiro que não foram competentes para decidir o jogo ou o campeonato. E nao adianta vir com chororo...seja competente e as coisas acontecem. Por que será que os times do Tele nunca saiam reclamando de arbitragem? Resposta simples: COMPETENCIA!

    ResponderExcluir
  4. A discussão eu acho que não paira só em ter sido ou não penalti, sabe Sa? Eu achoq eu paira em critério. Sabemos, como o amigo aqui disse, que pemalti é simplesmente uma falta dentro da área penal. Mas o critério de cada juiz para avaliar se há ou não uma falta é divergente demais. O Juiz não teve critério. Tanto não teve que não marcou falta na segunda caida do Thiago Robeiro dentro da área. Por que não expulsou o Thiago então? Deveria.

    No primeiro lance do Thiago Ribeiro, em que ele otmou um cartão amarelo por simulação, eu vejo esse um lance bem parecido com o do "Gordo". Se o critério tivesse sido para os dois times. Saberiamos que não teria penalti algum marcado no jogo inteiro.

    E outra, bandeirinha mostrar as garras em 4 impedimentos e acertar só um?

    O único lance justo desse jogo pra mim, foi o Fabrício deixar o campo.

    Beijos Sa. ;-)

    ResponderExcluir
  5. Samira, não discordo não.
    Acabei de fazer um post apenas sobre o tal favorecimento ao time de São Paulo, que aliás você ampliou para todos de lá, o que eu concordo, só que não na "dosagem" corinthiana.
    Concordo também que o lance é duvidoso, concordo que fora da área seria mais fácil de dar.
    Mas... a discussão é mais ampla, e por incrível que pareça, mais simples.
    Não é roubo.
    É consequência.
    Vê lá.
    Bjão...

    ResponderExcluir
  6. Exatamente Samira.
    O Corínthians tem um aparato invisível fortíssimo, mas estão procurando no lugar errado.
    Quanto ao Botafogo, é exatamente o que você disse.
    bjão

    ResponderExcluir
  7. Bom, vamos lá...Primeiro, a colega pede a expulsão do Thiago Ribeiro? Ora, seria mais um motivo de chororo da pequena torcida azul. Segundo, interpretação de lance é muito fácil no replay, sentado em casa, comendo pipoca, tomando cerveja ou na cabine com ar condicionado, repetição por 16 cameras diferentes e poder dar a opinião no intervalo ou depois do jogo. O lance do amarelo do Thiago Ribeiro foi simulação pura e simples. Ele deixa a perna pra tocar o goleiro. SIMULAÇÃO E RUIM ainda por cima! Vamo parar de chororo, gente. Já disse e repito, se o péssimo Welinton Paulista e o estrábico e esbaforido Thiago Ribeiro tivessem aproveitados as chances a historia seria diferente...Vou parar de falar mas, tudo é competência, competência e competência, ou em outras palavras como diz a minha mãe "quer bem feito? faça você mesmo."

    ResponderExcluir
  8. oi samira, sumiu?
    só pq ontem não deu nada errado?rs
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Gottardo
    Olá Safira ! sou paulista e acho que vc fez uma análise bem ponderada ! tá certa !

    ResponderExcluir