Um jogo que até no primeiro tempo parecia normal, ganhou ares de vexame para o tricolor apenas no segundo tempo. Porque vamos combinar, perdeu clássico já é ruim, mas de 5 a 0 (!) é porque alguma coisa deu muito, mas muito errado.
No Pacaembu, clássico terminou em 5 a 0 - Foto: Folhapress
O que deu errado?
Eu sei que muitos consideram que isso não é desculpa, mas o São Paulo já entrou em campo desfalcado. Sem Lucas, convocado para a seleção, sem Casemiro e Rhodolfo, machucados e sem Juan e Rodrigo Souto suspensos. Cinco desfalques deixaram o time irreconhecível, falta aí um banco para suprir a falta desses grandes nomes. Mas é inegável a falta que Lucas e Casemiro fazem ao São Paulo.
O time do São Paulo estava acuado. Mesmo no primeiro tempo, o Corinthians estava indo mais para cima, arriscando mais. O São Paulo até tentou alguns lances, mas, no finalzinho do primeiro tempo o Timão foi para cima e Carlinhos Paraíba se irritou e em menos de 10 minutos levou dois amarelos e foi expulso. No segundo tempo o time voltou ainda mais acuado (e recuado) e acabou levando cinco gols.
Expulsão de Carlinhos Paraíba mudou o rumo do jogo - Foto: Fernando Pilatos
O Rogério Ceni, que costuma ser sempre o mais seguro em campo, no jogo de ontem esteve inseguro, sem muita vibração, principalmente depois de sofrer o primeiro gol. Na verdade essa atuação insegura veio só no segundo tempo, pois na primeira metade da partida, eu arrisco dizer que Ceni até salvou algumas bolas que eu achei que iam entrar. Mas no segundo tempo não teve jeito. Além de ter levado cinco gols, um deles foi um verdadeiro frango no gol feito por Jorge Henrique (apesar de que os outros gols foram praticamente indefensáveis).
O atacante Liedson tem um prazo: fica no máximo três jogos sem marcar. E ele estava há três partidas sem balançar as redes adversários, o prazo acabava bem no clássico. E o que ele fez? Três gols! E não foi só isso. Se movimentou bem, chutou bastante a gol e ajudou (e muito) a equipe do Corinthians.
Outro que esteve muito bem no Timão foi o Danilo. Apesar de muitas vezes contestado pela torcida, o jogador estava muito inspirado no domingo. Foi ele quem abriu o marcador no início do segundo tempo (com um golaço), e ele quem deu duas assistências para Liedson marcar. Definitivamente, Danilo ontem foi o cérebro corinthiano.
Danilo e Liedson foram os melhores em campo - Foto: site Terra
Com um Corinthians querendo a vitória e um São Paulo desfalcado e acuado, o resultado de 5 a 0 serviu para o tricolor concluir que o time ainda não está assim tão supremo. Mas essa derrota não tira nenhum mérito do São Paulo no campeonato, já que ainda é líder isolado.