segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estava faltando esse post...

Sobre essa última rodada dos estaduais eu até teria algumas coisas para escrever, do tipo: deu errado para o Botafogo que o Joel já está querendo ir embora e não está preocupado com o time (nem com os jogadores que escolhe para bater pênaltis - Somália??? Sério?); deu errado para o Santos que o Fábio Santos (Oi?) estava inspirado e quis mostrar serviço depois da eliminação na Libertadores; deu errado para o Braga que o Lucas voltou do Sub-20 daquele jeito e vai arrebentar esse ano pelo São Paulo; deu errado para o Palmeiras que está faltando um camisa 9 matador, finalizador... Bom, muitas coisas deram errado e claro, muitas outras deram certo.

Fábio Santos; jogadores Flamengo; Lucas; Kléber - Fotos: Agência Estado e VipComm

Mas no momento que estava pensando sobre que jogo iria analisar hoje me lembrei de algo: não falei sobre o Ronaldo, não falei sobre sua aposentadoria. E vocês me desculpem, mas não posso deixar o Ronaldo passar em branco. Sei que estou um pouco atrasada, mas acredito que ainda está em tempo de falar sobre esse assunto.

Então hoje, excepcionalmente, eu faço uma homenagem a um dos maiores (sem duplo sentido, pessoal!) jogadores do país, Ronaldo! Eu não gosto de idolatrias, fanatismos, nem nada disso. Mas tenho lá as pessoas que eu admiro e ele é uma delas. E eu admiro muito.

O que deu certo?

Coletiva anunciando aposentadoria - Foto: Marcos Ribolli

Desde pequena sempre fui muito ligada ao futebol. Sempre assisti, torci, me emocionei.
Copa do Mundo para a minha família é "O" acontecimento. Família inteira reunida na casa da vó, assistindo todo ano naquela mesma TV antiga, vibrando torcendo, gritando, falando palavrões impublicáveis.
Minha primeira grande alegria com seleção brasileira foi na Copa de 94, meio sem saber direito o tamanho daquilo, mas curtindo a festa. Já a minha primeira grande decepção foi na Copa de 98. E Ronaldo foi o culpado. Eu senti raiva dele por muito tempo, traída, por ele estragar minha festa familiar. Poxa Ronaldo, passar mal no dia da final? Era para ser um dia de festa na minha rua, abraços, gritos, dormir tarde, mas não foi, tudo culpa dele. Aos 10 anos, esse era meu pensamento.
Com o passar do tempo, o envolvimento com o futebol foi aumentando e tudo não era mais apenas uma festa, e sim uma grande paixão. E Ronaldo sempre foi meu camisa 9 preferido, sempre foi o jogador que eu mais admirei.
Na Copa de 2002 a redenção. Meu algoz em 98 virou meu herói em 2002. E de forma estonteante, dois gols na final. Sem dúvida meu jogo inesquecível.
Daí pra frente a admiração continuava. Melhor jogador do mundo, artilheiro de Copas, superação. Nada do que ele fez fora de campo o queimou. Não diante de mim.
Meu TCC carrega o nome dele. "Prazer, meu nome é Ronaldo". Fala sobre a vontade de meninos carentes se tornarem jogadores de futebol. A maioria deles se espelha no Ronaldo. Até hoje.
Desde a minha época, em que meus primos e meus amigos raspavam o cabelo inspirados nele. Até hoje.
Pode aposentar, Ronaldo. Pra mim, sempre vai ser o número 1. O melhor que eu vi jogar. Os gols mais bonitos, os dribles mais bem feitos, as vitórias mais marcantes.
Definitivamente, um Fenômeno.

Foto: Globoesporte.com

5 comentários:

  1. Ele é o cara.

    Mesmo torcendo para o São Paulo fiquei feliz dele ter jogado no futebol paulisyta no fim da carreira.

    Uma perda para o futebol, mas fica na memória todos os lances dele!

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Pode aposentar, Ronaldo. Pra mim, sempre vai ser o número 9.

    O maior da nossa geração. O último grande mito do futebol

    ResponderExcluir
  3. E ae Samira, beleza?
    Gostei do blog, e gostaria de propor uma parceriaa. O que achas?

    Abraço

    http://gremista-sangueazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Grande número 9, difícil de encontrar outro igual a ele, vai ser muita falta, porém já estava em seu momento!

    Abs e parabéns pelo blog,

    Central do Pitaco

    ResponderExcluir
  5. Esqueçamos o extra-campo, pq dentro dele R9 foi um dos maiores. Merece as homenagens.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir