segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dizem que sou louco...

Hoje vou falar sobre um jogaço. O melhor da rodada passada. Já sabem? Fluminense e Botafogo! O jogo que deu novo fôlego ao Carioca, que fez os amantes do futebol vibrarem.

Antes da partida o clima era tenso. O atual campeão Carioca contra o campeão Brasileiro. O Fluminense já saiu com uma certa vantagem, pois está com um time impecável, quase irretocável. Já o Botafogo ainda sofre pela saída de ídolos da torcida, que não tiveram seus postos assumidos por nomes de peso.

Os ingredientes dessa partida foram: duas expulsões, uma de cada lado, duas bolas na trave, duas viradas, dez cartões amarelos, herói, confusão e arbitragem polêmica. Do que mais precisa um clássico? Mais nada.

Marcação de Cajá e Herrera em cima de Conca - Foto: Globo.com

O jogo começou lá e cá. Joel, que tem fama de retranqueiro, armou um time ofensivo que foi para cima do Flu. Gol de Cajá, empate do He-man (ops, Rafael Moura). Virada do Flu com He-man de novo (é, ele teve a força! - dessa vez impedido). No segundo tempo, empate do Bota com o louco mais Loco desse país (mais abaixo falo sobre o assunto) e virada com Herrera. Ah, e no meio disso tudo inclua expulsão do Valencia com muita reclamação, expulsão do Marcelo Mattos com muita reclamação, defesas impressionantes do Jefferson, brigas entre Fred e Loco Abreu, uma raça sem fim de Rafael Moura (que queria mostrar serviço - e mostrou), pressão tricolor e um Botafogo vibrante.

Mas vocês, meus queridos leitores, devem estar se perguntando. "Se foi tudo tão bem assim, o que deu errado?"

O que deu errado?

Ora, se o Flu, o atual campeão do nosso país, perdeu, é porque alguma coisa deu errado!

Gutemberg cercado por tricolores após expulsão de Valencia - Foto: Agência Estado

Para começar a contagem, eu não poderia deixar de citar o Gutemberg. Alguém poderia me explicar o que esse cara está fazendo como juiz da Fifa? Mania de estrela, adora aparecer, adora ser o protagonista. E isso não é de hoje. Quem acompanha futebol sabe que o danado ajuda determinados times, marca gol de um com o nome de outro, e por aí vai. Eu tenho preguiça de juiz assim. Não que isso tenha influenciado o resultado do jogo, até porque os erros foram para os dois lado. Mas é vergonhoso, a menos que o cara seja, sei lá, o Margarida. Aí sim rs.

Sem mais divagações apitísticas (oi?), vamos falar de Loco Abreu. Esse sabe ser herói. Sofreu pênalti e foi bater. De cavadinha, claro. Simplesmente atrasou a bola, chutou mais terra que tudo e Cavalieri pegou. Três minutos depois outro pênalti. Loco pediu para bater, foi la e... outra cavadinha, só que dessa vez convertida. Cabra corajoso, ousado, que a cada dia faz mais juz ao apelido.

Loco comemora cavadinha acertada - Foto: Fernando Soutello

Outro "azar" do Fluminense foi a noite insipirada de Renato Cajá. Ele simplesmente mandou no jogo. Fez uma golaço, deu muitos passes, deu trabalho para os marcadores e alimentou Herrera e Loco lá na frente com boas ligações. Ah, o Herrera também foi bem na partida, o guerreiro de sempre. Jefferson foi um capítulo à parte. Defesas incríveis, com os pés e com as mãos. No fim do jogo, com a pressão do Flu, Jefferson segurou firme e continuou fechando o gol. Merece ou não lugar na seleção?

Mas a quantidade de defesas espetaculares do goleiro alvinegro aponta como foi o estreiante do Flu: na pressão. Rafael Moura fez uma ótima primeira partida. Raçudo, o He-Man mostrou que tem a força e tem tudo para ser ídolo da torcida de Laranjeiras. Brigou, fez gol, marcou (até fez pênalti!). Já o Fred deixou a desejar. Brigou muito, mas no sentido literal da palavra. Discutiu, tomou cartão, mas não levou perigo à meta botafoguense.

Resumindo, o que deu errado, na verdade, não foi nada demais. Deu errado o campeão Brasileiro perder num clássico. Deu errado perder num jogo tão nervoso e cheio de reviravoltas. Ali, com tudo o que aconteceu na partida, qualquer um que vencesse seria merecedor.
Mas no fim das contas quem acompanha futebol agradece. Porque num Carioca onde as atenções estão voltadas para a volta do Ronaldinho, enfim um jogaço para relembrar o bom e velho futebol.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo excelente post, Samira, ficou muito bom.

    Foi um jogaço mesmo, de tirar o fôlego de qualquer torcedor. O Flu bem que tentou, mas, prejudicado pela arbitragem, com as loucuras do Loco Abreu (esse cara é mesmo muito pirado da cabeça!) e com os milagres do goleiro Jeferson, o Botafogo acabou vencendo. Jogão de bola, talvez a melhor partida do ano no futebol brasileiro.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ñ vi o jogo, tava perdendo meu tempo vendo o São Paulo.
    Quanto ao FLuminense, acredito que foi so um tropeço, pq o time é bem superior a todos os outros que jogam o carioca!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Arrogante, autoritário, despreparado, mal colocado e ruim!! Ruim mesmo, técnica e disciplinarmente. Anotem o nome do Sr. Gutemberg de Paula. Seu time ainda teráum jogo apitado por ele. E olha que não torço nem pra Flu, nem pra Fogo.

    Uma vergonha, um escárnio pro futebol brasileiro. Quis e quase conseguiu acabar com o jogo.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  5. Como não, Samira? Todos temos, só não devemos revelar. Ou devemos? rsrsrs.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  6. O que deu errado para o Flu??? He-Man ofuscou Fred, que é um lider em campo, e soube apenas brigar ao passar tranquilidade para o time, que tinha todos os motivos e motivações para vencer, depois de um penalti perdido!

    ResponderExcluir
  7. O time do Fluminense é de longe o melhor time do país.

    O que, em termos de futebol brasileiro, não quer dizer que vai ganhar nada.


    E um jogo como esse é só a prova de como é jogar bola com vontade.

    ResponderExcluir
  8. Samira, seu blog é muito bom, os textos fazem uma super análise dificil de ver nos blogs que falam de futebol.

    Convido você para ver os três posts do final de semana do vôlei de praia, eu fui pessoalmente, muito legal.

    Eu confesso que nessa overdose de vôlei, esqueci o futebol no final de semana.

    Beijos!
    Rafaela

    No Apenas um Ponto Esportivo (http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/) você encontra:

    Vôlei de praia na Etapa Guarujá( eu fui pessoalmente);
    Virando a mesa – A estratégia de Marketing do fenômeno Ronaldo – ( Adriano Berger) e uma
    Trilha Sonora super especial ( Rafs)

    No Apenas um Ponto (http://apenasumponto.blogspot.com/) – Vamos dar um chega pra lá nos chatos de plantão.

    ResponderExcluir