segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Inspiração alvinegra

Homenagem a Sócrates antes do jogo - Foto: Site Uol

Inspiração. Essa foi a palavra que me veio à cabeça quando eu acordei com a notícia da morte de Sócrates. Logo pensei: "Se o Corinthians era favorito, agora é mais ainda. Os jogadores vão entrar em campo inspirados para buscar esse título". Parece que o doutor escolheu cuidadosamente o dia para nos deixar. Na final do Brasileirão que trouxe de volta a emoção nos pontos corridos. Na final do Brasileirão do seu time do coração. Na final de um campeonato que sim, vamos admitir, foi do Corinthians.

Pensei, pensei, pensei e não consegui pensar num post 'o que deu errado' que fizesse jus à bela competição. Por isso hoje decidi falar sobre o que deu certo para Corinthians e Vasco na última rodada. Claro, não posso deixar de falar de alguns detalhes que deram errado, afinal, esse é o nome do blog.

Garoto pintou o escudo do Vasco no rosto - Foto: AP Photo

O que deu certo?

As duas equipes fizeram dois campeonatos diferentes. Enquanto o Corinthians planejou e montou um time para ser campeão, o Vasco lutou na base da raça, desde o início do ano, após um começo de temporada péssimo.

Mas vamos falar sobre os jogos finais.

O Palmeiras entrou em campo querendo vencer. Mostrou que queria sair de campo com a vitória e estragar a festa do arquirrival. Mas, nessa última rodada o Timão teve Castán, que foi valente e não deu o mínimo espaço para os atletas palmeirenses.

Já o Vasco teve Dedé. Um gigante, para mim, a revelação do Brasileiro. Um verdadeiro gigante. Domingo não foi sua partida mais brilhante. Mas quem importa? O cara mostrou que um zagueiro pode sim ser ídolo.

O Timão teve Jorge Henrique. Que correu (como sempre), armou jogadas, foi pra cima e até arrumou confusão com o chute no ar (uma referência a Valdívia, certeza rsrs). Mostrou que tem sangue corinthiano e muita raça para lutar pelo que quer.

O Vasco teve Diego Souza, que resolveu jogar bola e marcou o gol do time cruzmlatino. Gosto do Diego Souza, gosto muito. O que ele tem de talento ele tem de falta de juízo. Se soubesse administrar sua vida (isso há muitos anos), seria um jogador bem mais marcante e mais ídolo.

Diego Souza comemora o gol sobre o Flamengo - Foto: Agif

Enquanto o ataque do Vasco estava afiado, a defesa do Corinthians estava bem montada. Júlio Cesar calou a boca de vários torcedores que questionaram a permanência dele no clube. Mostrou que tem garra para estar na equipe paulista.

Vasco teve Ricardo Gomes, que na minha opinião é um dos melhores técnicos em atividade do país. A busca pelo título foi para ele.

O Corinthians teve garra. O Vasco teve força.
O Corinthians teve objetivo. O Vasco teve vontade.
O Corinthians teveplanejamento. O Vasco teve persistência.

No fim das contas, pra mim, o dono do título é o que menos importa. A disputa foi linda, foi firme, foi 'cabeça a cabeça' até o final. Vasco ou Corinthians, qualquer um dos dois seria um bom guardião da taça.

No apito final deu Corinthians pela inspiração. Deu Corinthians por Sócrates.

Corinthians, campeão brasileiro de 2011 - Foto: Folha Press

13 comentários:

  1. Análise perfeita, Samira. Principalmente no que diz respeito às comparações entre Corinthians e Vasco.

    O falecimento de Sócrates, exatamente no dia da "final" certamente motivou ainda mais os jogadores. Coisas do destino....

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto, Samira, meus parabéns. Você conseguiu resumir tudo o que aconteceu de forma bastante direta. Independentemente de quem ficaria com a taça, Corinthians e Vasco fizeram por merecer o título, por todos estes adjetivos que você citou.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sei se você sabia, mas, certa vez, o Sócrates declarou que queria morrer em um domingo, com o Corinthians campeão.

    E quem se negaria a realizar o desejo de um monstro desses? Nem os deuses...

    Obrigado por mais essa, Doutor!

    ResponderExcluir
  4. No fim de tudo foi campeão merecido.

    Abraços

    Conexão Paulista

    ResponderExcluir
  5. Samira,
    como vc já viu lá no blog, tbm acho que o timão fez por merecer a conquista.

    Sobre minha opinião do Vasco ter focado mais em apenas uma competição, gostaria de esclarecer que concordo com seu penasamento, o time tinha condições técnicas para conquistar todas, mas aconteceu aquilo que falei no blog, faltou perna. Os 3 últimos jogos do Vasco foi nítido que no segundo tempo o time caiu considerávelmente de produção. No jogo contra o Flu, o gol foi literalmente achado, por ali para mim já tinha acabado, quis o destino que não, ainda bem para nós apaixonados por futebol.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Samira, o Corinthians se superou e soube mesmo com um elenco inferior a muitos times, e um técnico sem estrelismo, conquistar o nacional mais duro do mundo. Um trabalho bem feito e construído jogo a jogo. Mas todos os 20 clubes estão de parabéns por ter nos proporcionado este grande BR, o melhor da era dos pontos corridos. Quando ao Doutor, foi uma notícia trágica que pegou todos de surpresa, perdemos um grande homem, que deve estar em um bom lugar com Deus, neste momento. Abraços!

    http://porpabloparaosapaixonadosporfutebol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Terminou o Campeonato Brasileiro de 2011. O melhor e mais acirrado da era dos pontos corridos. O Corinthians foi o grande campeão.

    Além de ficar marcado, como o Campeonato Brasileiro mais acirrado da era dos pontos corridos, outro fato que marcou essa edição do campeonato nacional, foram os erros da arbitragem.

    Como sabemos, são comuns em todos os campeonatos acontecerem erros de arbitragem, e, muitas vezes são decisivos, e podem alterar a história da competição. Foi o que aconteceu nesta edição, os erros gravíssimos da arbitragem alteraram os rumos do Brasileirão 2011.

    Embora não seja possível garantir que os resultados seriam mantidos se os lances polêmicos tivessem sido assinalados corretamente, é fato que eles alteraram diretamente o rumo do campeonato, moldando a classificação final do campeonato.

    Mas o importante é que o título está em boas mãos e mais do que merecido, está com o Corinthians, time que manteve uma boa regularidade no campeonato. Líder por 27 das 38 rodadas, o Time do Povo mereceu a quinta estrela.

    OBS: Samira aproveito a ocasião para lhe perguntar novamente, se você recebeu o meu e-mail? Caso recebeu fico na espera de uma resposta, caso contrário, me informe que lhe mandarei novamente.

    Abração!
    Geano Souza
    www.voceabolaeeu.com

    ResponderExcluir
  8. Participe você também do Super Quiz:
    http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-primeiro-desafio-lancado.htm

    ResponderExcluir
  9. Participe do Super Quiz, 3° desafio:
    http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-desafio-3.html

    ResponderExcluir
  10. O www.voceabolaeeu.com deseja aos amigos, colaboradores, seguidores e visitantes um Natal de paz e harmonia, com um próspero Ano Novo: http://www.voceabolaeeu.com/2011/12/aos-nossos-amigos-colaboradores.html

    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  11. Ao estimado parceiro, o FuteB.R.O.N.C.A.! deseja o melhor neste novo ano que se iniciará em breve.

    Além da tríade Saúde-Paz-Luz, desejo que todos os sonhos e planos se realizem.

    2012 taí! Depende de você! Renovemo-nos!

    Saudações
    Luiz Fernando Vétere

    ResponderExcluir
  12. Samira, Feliz Ano Novo!
    Tudo de bom, alegria, felicidade, paz e amor em sua vida hoje e sempre.
    Tem dois posts lá, um meu e um da Juliana, Feliz Natal e Feliz Olhar Novo, especialmente para os parceiros como você.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. FELIZ ANO NOVO, E VOLTAMOS A ATIVIDADE NESSE ANO, DEPOIS DE 6 MESES AFASTADO DOS TECLADOS... E VAMOS COM TUDO QUE O FUTEBOL VOLTOU NO BRASIL!

    http://chutedefora.blogspot.com/2012/01/entao-leao-o-fabuloso-voltou-ou-nao.html

    ResponderExcluir