sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cadê o líder que estava aqui?

Que o Corinthians é um timaço ninguém duvida (um Timão, com o perdão do trocadilho). E ninguém duvida também que nesse ano de centenário, os jogadores, a comissão técnica e meio mundo estão empenhados a contribuir para o Timão ganhar o Brasileirão. Ok? Ok. Até aí tudo bem.
A equipe ainda não conquistou nenhum título nesse ano tão importante (nem a Dança dos Famosos com o Marcelinho Carioca), mas despontou como a grande candidata para levar a faixa de campeã do Brasileirão 2010. Até ocupou o primeiro lugar por um bom tempo. O grande problema nisso tudo é que nas últimas rodadas o Coringão está tropeçando além do que um time que briga pelo título pode tropeçar.

Será a falta do camisa 9 em campo? Acredito que não, porque o time, depois que o Adilson assumiu, tem jogado mais solto sem o referencial do Fenômeno em campo. Não que ele não faça a diferença (até porque não tem como não notá-lo), mas com ou sem Ronaldo a equipe vinha jogando bem.
O fato é que na última rodada o time estava com a primeira posição nas mãos com a derrota do Flu, mas jogou fora e perdeu para o Galo, que está ressurgindo das cinzas.

Jogadores do Galo comemorando o gol de Zé Luis - Foto: site Terra

O que deu errado?

Eu começo falando que o Atlético-MG é um outro time. Não é aquele mesmo que perdeu de 1 a 0 no Pacaembu no turno. É um Galo motivado, com novos ares, jogadores querendo vencer, treinador comprometido.

E o Corinthians, por mais que venha mantendo a unidade, está deixando passar muitas oportunidades de assumir a ponta. Empatou com o Ceará em casa, empatou com o Botafogo em casa também (mas esse tudo bem, porque jogar com o Botafogo é garantia de empate - ô time que gosta de ganhar só 1 pontinho).
Esses dois empates e agora a derrota para o Galo distanciaram o time da primeira colocação.
E mais. O Cruzeiro que não desperdiça mesmo, ganhou do Goiás e roubou para si o segundo lugar.

O Corinthians sofre com a falta dos renomados Jorge Henrique, Ronaldo, Ralf, Chicão, o convocado Elias e Dentinho (que "voltou", mas não voltou - que maré de azar). Além disso, Roberto Carlos vem sendo sempre substituído e já pediu afastamento para cuidar de dores musculares. Tem também a pressão de se manter no topo e vencer o campeonato.
Mas tudo isso aparentemente não ia atrapalhar, porque desde o início da partida, o time fez questão de se impor e se mostrou superior.

Bruno César fez muito bem o papel de "atacante".
Jucilei estava conciso, como sempre.
Danilo entrou muito bem no lugar de Dentinho.
O Timão dominou a partida, principalmente no primeiro tempo.

Foto: site Uol

Porém, uma bobeada da defesa somada a uma equipe ligada querendo vencer (mesmo sem ainda estar boa tecnicamente) resultaram no gol da virada atleticana.
De bobeada em bobeada, um título importante como esse escorre pelas mãos. As oportunidades de assumir a liderança não estão sendo bem aproveitadas e restou, por enquanto, um amargo terceiro lugar.

O Galo começa a sair do sufoco e o Timão começa a sentir a pressão da briga pelo título.
Duas brigas em lados opostos da tabela, que dessa vez teve como vencedor um dos times que menos venceu nesse Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário