domingo, 11 de setembro de 2011

Quando tudo dá errado em campo

Uma tarde em que tudo deu errado. O Botafogo, que contrariando todas as expectativas de todos no país, está sendo a sensação do Campeonato Brasileiro. Um time bem montado, com volume de jogo e incontáveis armas para usar contra os adversários. Mas, nesse domingo, contrariando todas as expectativas (já que o time já tinha convencido a todos), o Glorioso levou um maiúsculo 5 a 0 do Coritiba.

Jogadores do Coxa comemoram gol no Couto Pereira - Foto: Site Terra

O Coxa esteve superior durante todo o jogo, mas o Botafogo até conseguiu manter um nível de igual para igual no primeiro tempo. Até poderia vir uma reação depois do intervalo, mas o que aconteceu foi o surgimento de um Botafogo irreconhecível e frágil. O Coritiba, que não é bobo nada se aproveitou dessa fragilidade e marcou logo cinco gols.

O que deu errado?

É impressionante a força do Coritiba no Couto Pereira. Não sei se é a bela festa da torcida ou o que, mas é fato que o Coxa em casa vira outro time. São sete vitórias em casa e três empates, apenas duas derrotas. O nono lugar do time só veio mesmo com essa força como mandante. Assim como o Botafogo, que tem sua maior fraqueza ao atuar como visitante. Das seis derrotas, cinco foram fora do Engenhão. O time carioca tem que aprender a se virar fora de casa se quiser brigar pelo título do Brasileiro.

Botafogo não perdia desde o dia 17 de agosto - Foto: Site Uol

A pressão de jogo do Coritiba foi sufocante. Começou discretamente no primeiro tempo, com o time coxa branca atacando mais, indo mais à frente, chutando mais a gol, dando trabalho para o Jefferson. Mas no segundo tempo esse volume de jogo só cresceu e não deu espaços para o time do Botafogo. Mérito também do time de Curitiba, mas a grande culpa foi do Botafogo, que não conseguiu se impor e achar espaço para ir ao ataque diante de um adversário bem montado.

O dia foi de sensações opostas para os zagueiros adversários. Enquanto no Coritiba Emerson vivia uma tarde inspirada, no Botafogo Gustavo e Fábio Ferreira não fizeram nada em campo. O zagueiro artilheiro Emerson já tem três gols no Brasileiro e deixou o seu contra o Botafogo. O jogador abriu a porteira e marcou o primeiro dos cinco tentos da partida. Além disso, fechou bem a equipe e soube segurar os principais nomes do time do Botafogo. No time carioca, Gustavo ficou parado diante do ataque do Coritiba e perdeu todas as disputas nas bolas aéreas, assim como Fábio Ferreira, que também teve uma atuação muito abaixo da média.

Emerson comemora o primeiro gol do Coritiba - Foto: Agência Lance

Bill, com sete gols no Brasileiro, deixou o seu e mostrou que pode ajudar o Coritiba. O jogador criou boas jogadas e atacou bastante, deixou o time seguro para lançar as bolas para ele. Outro que se destacou foi o meia Marcos Aurélio, que vive uma ótima fase. Converteu um pênalti, deu assistências, fez um ótimo jogo no meio, foi criativo, eficiente e objetivo.

Já no Botafogo, as principais estrelas não brilharam. Loco Abreu não está conseguindo fazer uma boa partida já há algum tempo. Herrera hoje não foi raçudo, não foi brigador e não apareceu em campo. Elkeson até tentou, mas também ficou apagado e não conseguiu criar nada para os companheiros e nem arriscou muitos chutes de fora da área.

Loco em uma de suas únicas investidas no gol do Coritiba - Foto: Agência Lance

No fim das contas, o placar foi vergonhoso, mas a vitória não deu tanto prejuízo ao time do Botafogo. Nenhuma das equipes que briga no topo da tabela venceu e o time do Rio continua em quarto lugar. Mas perdeu a chance de assumir a liderança e agora tem que se recuperar para vencer o clássico contra o Flamengo. Já o Coritiba, mesmo com uma campanha que oscila bastante, tem conquistado importantes vitórias e já ocupa o nono lugar. O placar final desse jogo em que tudo deu errado para o Botafogo foi uma sensação no torcedor alvinegro de que esse não é o time que conquistou o país com as belas e envolventes partidas que vinha fazendo.

6 comentários:

  1. Olá, Samira!

    Venho pedir desculpas pelo tempo que passei sem comentar aqui no seu blog, devido ao aniversário do blog que é hoje, fiquei sem tempo, pois, estava preparando novidades pro blog, aí você sabe como é ne? Perde-se muito tempo com isso, mas esse tempo que passei sem comentar visitava seu blog diariamente, pois dá prazer de lê os seus belos posts.

    Com a graça de Deus, já está tudo normalizado, e voltarei a comentar não só aqui no seu blog, mas em outros que sigo também. Peço novamente desculpas pelo tempo que não comentei aqui no seu blog. Espero que entenda.

    Abração!
    Geano Souza
    voceabolaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É algo inexplicável!Se no Engenhão os laterais Lucas e Cortês atacam com primor e defendendem com eficiencia, fora de casa eles mal participam do jogo. Se o setor de meio-campo controla a posse de bola como quer quando joga em casa, fora dela mal vê a bola...e, por consequência, Herrera e Abreu ficam numa ilha chamada ataque. Sem contar que a zaga ontem também literalmente bateu cabeça...fato é que se o Botafogo não melhorar (e muito) a postura em campo e o aproveitamento fora de casa, a briga pelo título fica complicadíssima. A derrota ontem foi vexaminosa, porém não é motivo para desespero. A disputa continua acirrada e o Botafogo não tem tempo pra lamentar esse deslize, pois domingo já tem clássico duríssimo contra o inconstante Flamengo. Uma nova derrota dá a chance ao Flu e ao Inter de chegarem junto...e mesmo sem o Elkeson, jogador mais decisivo do elenco, o Caio Harry Potter Jr. vai ter que se virar pra montar um time capaz de bater o rival e se manter firme no prélio pelo caneco nacional. Independente de quem entrar no lugar do camisa 9, seja Felipe Menezes, Éverton ou o azarão Cidinho, essa é a prova de fogo para o Bota mostrar que tem elenco forte e capaz de chegar como um manga larga dessa vez na reta final do equilibrado Brasileirão.

    Parabéns por mais esse post, Samira!

    E melhor sorte para o nosso amado Glorioso nas próximas rodadas...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Achei lindo o Botafogo perder, duro é ver que ninguém conseguiu vencer, quer dizer: ninguém que está no topo. É no mínimo um campeonato estranho em que nada está certo e nem resolvido, que quem for mais competente certamente vencerá.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Samira,
    o resultado é a velha questão que venho defendendo esse ano, nenhum time consegue manter uma regularidade por muito temo, sempre alternando bons e maus momentos, e todos estão assim. Mas claro, os 5 x 0 foi uma supresa para todos pelo que o fogão vinha jogando.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Logo o Botafogo, que vinha ganhando muitos pontos com a derrota dos outros. E mais uma rodada em que apenas um clube da frente se sobressai. Desta vez foi o Flu. E olho no Inter de Damião. Tá chegando! O que promete uma briga excelente até dezembro.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir