segunda-feira, 5 de setembro de 2011

E o Flamengo empacou...

O domingo foi um verdadeiro desastre para o time do Flamengo. Diante de um "fraco" Bahia, que briga contra o rebaixamento e até então estava sem técnico, o rubro negro carioca não se impôs e deixou o adversário dominar a partida.

Bahia venceu Flamengo por 3 a 1 no Engenhão - Foto: Getty Images

A equipe baiana fez uma partida exemplar e mostrou que pode deixar essa condição de "fraca". Aproveitou todas as chances que surgiram e venceram por um placar de 3 a 1 com firmeza. E dizer que foi a falta de Ronaldinho que levou à derrota é ingenuidade pura. O Flamengo já não é mais o mesmo há algum tempo e do jeito que está vai começar a perder posições até parar de brigar pelo título.

O que deu errado?

Ok, vocês vão me falar que o Flamengo começou jogando melhor, até parecia que ia se dar bem no jogo. Tudo bem. Mas a criatividade do time era zero, nula. O time carioca não fez nada, mesmo com a posse de bola favorável. Não criou, não armou nenhuma jogada, nada. É a síndrome da falta do Gaúcho. O time tem que aprender a se virar sem sua maior estrela. Saber que há atletas de qualidade na equipe além de R10. O time tem que ter mais auto-estima, confiar mais no seu plantel.

Sem o Gaúcho, Thiago Neves não soube brilhar. Perdeu a oportunidade de se destacar, de ser o protagonista. Teve algumas oportunidades em cobranças de falta, mas desperdiçou. Além disso, foi muito bem marcado por Fahel, ex-botafoguense.

Willians, sensação no primeiro turno (tá bom, sensação foi exagero, mas ele foi muito bem no início do campeonato), já não está mais tão bem quanto antes. Continua sendo um homem importante na marcação, mas não consegue sair para o jogo, perde muitas oportunidades de armar um contragolpe. E Jael (o cruel) esteve apagadinho... Muito apagado. E nos lances que apareceu, literalmente brigou com a bola.

Luxemburgo: um mês sem vitórias - Foto: Site Terra

Já as substituições de Luxa (queimadas todas de uma vez só aos 10 do segundo tempo) foram, eu diria, inúteis. Fierro só entrou para errar um cruzamento ridículo. Negueba, coitado, até tentou, mas não mudou em nada a situação do Flamengo. E Diego Maurício, que foi outro que até tentou dar uma pressão, mas não conseguiu mudar os 3 a 1 conquistados no primeiro tempo pelo visitante.

O Baêa me surpreendeu. O interino Eduardo Souza conseguiu montar um time redondo, que soube muito bem segurar o Flamengo. Marcação impecável, tranquilidade e visão para esperar os momentos certos para ir para o ataque. Nem parecia um time que briga para sair do Z4.

Os experientes Ricardinho, Carlos Alberto, Souza e Reinaldo formaram um quadrado ofensivo pra lá de eficiente. Foram para cima, não deram sossego para a zaga rubro negra, chutaram bastante a gol. Deram trabalho mesmo. Mas, coincidentemente, apesar de terem feito um bom jogo, apenas o Souza deixou o seu entre os três gols da vitória.

Souza puxa coreografia após marcar gol - Foto: Agência Lance

Os que brilharam mesmo foram Dodô e Titi. O lateral e o zagueiro estiveram inteiros o jogo todo. Muito atentos aos ataques do Flamengo, não deram espaço e fizeram uma marcação muito forte. Mas mais do que isso, além de terem sido importantíssimos na defesa, saíram também para o ataque, com ótimas jogadas. Tanto que os dois deixaram seus gols.

A vitória do Bahia foi mais do que merecida. O time jogou para valer, entrou em campo querendo os três pontos (que aliás, foram dedicados ao novo treinador da equipe, Joel Santana). O Bahia buscou, correu atrás e conseguiu. Enquanto isso, o Flamengo, na sua sublime dependência do Gaúcho, não fez nada em campo, ficou perdido e perdeu a chance de avançar na tabela, numa rodada em que os adversários diretos também tropeçaram. O rubro negro está há seis jogos sem vencer. Parece não querer disputar o título, não está tendo uma postura de campeão. O time tem que deixar de achar que é imbatível e começar (novamente) a mostrar futebol, caso queira mesmo figurar entre os times do topo da tabela.

5 comentários:

  1. Samira,
    ainda não posicionei sobre o fato, coisa que ainda voiu fazer. Mas correndo a net, vi em alguns sites que Luxa já entre em conflito com o elenco, nem sei se é verdade, mas não me espantaria. Seis jogos sem vencer???? Mesmo sabendo que a zaga é uma bosta, o ataque é igual a um cone... mas a receita vinha dado certo....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Cleber, vi mesmo uma notícia a respeito. Que Luxemburgo anda meio sem paciência com o elenco e isso tem refletido em campo. Se é verdade ou se é mais uma desculpa, já não dá para saber.

    ResponderExcluir
  3. Mais parecia um Fla à beira do abismo e um Bahia nas cabeças que o contrário. Isso é que faz do futebol, futebol! O rubro-negro sentiu demasiada falta de R10 e engana-se quem pensa que Thiago Neves pode desempenhar a mesma função. Não por uma questão de categoria, mas por questões de estilos. São jogadores distintos no quesito "contribuição para o time".

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  4. Samira,
    além de concordar com o Luiz, agora acrescentaria o seguinte, "O mengo enquanto não arrumar a sua zaga vai sofrer muito. O time até consegue manter a posse de bola, mas toda bola na área é um Deus nos acuda, e sem R10 volta ao patamar de time normal. Na frente a falta de um matador que consiga segurar a bola na entrada da área também vai ser difícil de sair da dependência de R10."

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Flamengo depende de apenas um jogador, o Ronaldinho, e isso não é nada bom...

    Abraço

    ||| { SANGUE AZUL } |||
    ------------------------------------
    ---> Grêmio é recebido com festa em Salvador
    ---> Reconhecimento: Mário Fernandes convocado para a seleção

    ResponderExcluir